Grupo: Liderança equilibrada


A. Definições de Liderança:
  1. "A liderança é um processo de persuasão de outras pessoas para, durante algum tempo, porem em segundo plano os seus interesses individuais em prol de um objectivo comum importante para o grupo."
  2. "A liderança pode ser considerada como um «conjunto de actividades de um individuo que ocupa uma posição hierarquicamente superior, dirigidas para a condução e orientação das actividades dos outros membros, com objectivo de atingir eficazmente o objectivo do grupo»."

Apreciação às definições anteriormente apresentadas:
Em discussão grupal chegamos à conclusão que um lider é aquele que consegue persuadir o restante grupo, em prol de um objectivo comum, e não aquele individuo que ocupa uma posição hierarquicamente superior, visto que existem líderes que não conseguem levar a que os seus subordinados sigam a mesma ideologia para que assim, atinjam o objectivo comum, que colmina no sucesso da empresa. Apesar de um lider ser hierarquicamente superior, com capacidade de promover a iniciativa , motivação deve colocar-se no "rés do chão" para que os seus colegas hierarquicamente inferiores, sigam individualmente uma estratégia para obtenção do objectivo comum.



O especialista situacional é competente em determinadas situações contudo limitado a outras, ou seja, o sucesso deste lider está dependente da envolvente/ características da situação. Exemplo: Uma equipa constituída por X elementos com um chefe, em que lhe é atribuída o titulo de melhor equipa; esse mesmo chefe é destacado para outra equipa não conseguindo, apesar dos seus esforços, transformá-la numa equipa funcional.

Por sua vez o Lider Camaleónico, caracteriza-se por um comportamento oposto ao anterior, uma vez que este adapta o seu comportamento às características da situação. Citando um exemplo observado, o comportamento do professor Pedro Ferrão que aborda os grupos e adopta comportamento de orientar tarefas ou orientar relação entre os elementos do grupo, tenta perceber se os elementos são responsáveis e adopta um estilo participativo em promover a imaginação, tornando-se assim um tutor e marcador de um ritmo de trabalho. Por outro lado este tipo de lider também pode ter os seus fracassos caso não seja bidireccionado, ou seja, caso este não esteja orientado tanto para a tarefa como para o relacionamento, visto que cada pessoa é única e não reagem todas da mesma forma, pois caso o lider seja unicamente orientado para a tarefa pode tornar um ambiente conflituoso, e caso seja orientado apenas para o relacionamento podem surgir situações de abuso e não executarem as tarefas devidamente.
Um lider integro, é aquele que respeita os seus colaboradores e não os utiliza para atingir os seus fins. Este provoca nos seus seguidores um relacionamento saudável de confiança, respeito e honestidade, actuando e incutindo atitudes e sentido de ética e moral.



"Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades. O coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objectivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples facto de compartilhar pensamentos/idéias que estão soltos e poder organizá-los, transformando numa meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Coaching; 18/02/2011; 10:40)


Trab. Carla Barreiro.


- marciacoutinho marciacoutinho May 15, 2011
[[user:vaneligsilva|1306685360]